Wednesday, July 25, 2007

Becas



A imagem não é muito agradável mas trouxe-me doces recordações. Eu explico, tive em tempos de infância uma cadela de seu nome Becas (Rebeca apesar de querer esquecer essa infeliz ideia da minha mãe!).

Esta cadelinha foi a minha companheira de brincadeira, a única companhia de uma filha demasiado única. Posso até dizer que esta menina foi minha irmã. Apesar de toda a gente afirmar o mesmo vou recorrer ao cliché e afirmar que só lhe faltava mesmo falar, pelo menos português.

Desde os meus doze anos até à minha idade adulta que me acompanhou nos bons e nos maus momentos, que chorou e riu comigo. Vi este bicho fazer proezas dignas de uma Lassie. Mas esta cadela tinha uma particularidade. Ainda jovem foi atropelada por um autocarro e perdeu uma das patas dianteiras. No entanto e, felizmente, brindou-nos ainda durante vários anos com a sua vivacidade. Durante muitos anos correu ainda como se tivesse quatro patas e não três (sobretudo quando havia gatos no horizonte!).

O som do seu coxear que ecoava pelo chão coberto de mosaico, ainda hoje ressoa na minha cabeça cada vez que penso nela. E logo me vêm à lembrança aqueles olhos grandes amendoados de pessoa, que nos fitavam como se nos estivessem a ler o pensamento.

Morreu velhinha e com uma vida cheia. Um dia contarei aos meus filhos as histórias da minha irmã Becas.

Já agora... está a chegar o Verão. Infelizmente milhares de animais estão prestes a perder o seu lar e a sua família e a ganhar um bilhete para o abandono. Abandonaria um membro da sua família? Então não abandone o seu animal. E para as pessoas que estão a pensar ficar com um, pensem bem nas implicações e na atenção que um bicho exige. Um filho cresce e sai de casa, um animal dependerá de nós para o resto da sua vida!

Shay

1 comment:

Melody said...

É verdade minha querida, que a maioria dos "Humanos" olham os animais como de coisas inanimadas se tratassem, que se pega e deita fora. São também esses humanos que agridem e manipulam sem sentimentos os seus semelhantes.
A Becas demonstrou durante uma vida que o facto de ter menos uma patinha não a impediu de fazer o que queria e de ser feliz.
Muito têm os humanos que aprender com a dita "irracionalidade" dos animais!